Os livros da minha infância

O gosto pela literatura que hoje tento passar aos meus filhos e que serviu de mote a estas partilhas começou na minha infância. Sempre devorei livros e as velhinhas revistas da Verbo e do Círculo de Leitores ajudavam a alimentar a biblioteca lá de casa.
Mais alguém passou por estas leituras na infância?

Coleção "Petzi", ainda os guardo comigo e os meus filhos já gostam   

Os clássicos livros aos quadradinhos da Disney que fui herdando do meu irmão

A minha adorada coleção da "Anita", também ainda a tenho comigo
Aprendi muito com a coleção "Uma aventura", devorava os livros
Um mimo este "A fada Oriana"
Enid Blyton sempre, "Os cinco" herdados também do meu irmão e...

"As gémeas" uma descoberta minha

O "Mulherzinhas" foi muito marcante, quis ser escritora como a Jo durante anos :)




Comentários

  1. Andava naquela que seria a minha primeira experiência de "pré-primária", em Santa Quitéria, quando me saiu em rifa o meu primeiro exemplar da Anita. Já usado por outros pequenos leitores, mas ainda sem saber ler, tive acesso ao meu Anita Mamã, o primeiro de muitos com que mais tarde fui aumentando a coleção.
    Dos livros de aventuras há que destacar as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, não só com a coleção Uma Aventura, em que me estreei com a da Serra da Estrela dada às origens familiares, mas também com a Viagens no Tempo, donde destaco o Brasil, Brasil que simplesmente adorei!
    Na escola fiquei a conhecer Ilse Losa e o seu O Mundo em Que Vivi, uma obra que embora forte dada a temática, me cativou desde o início.
    E para rematar este já longo comentário, uma feira do livro na escola preparatória levou-me a comprar um livro da Verbo onde se lia que: o leitor é o herói! Comprei, recordo-me que por um valor simbólico, A Cripta da Feitiçaria, com uma capa algo "creepy", neste livro a leitura faz-se como se de um jogo se tratasse em que não se segue a sequência lógica das páginas. Esta aquisição até acabou por ser uma experiência divertida.

    ResponderEliminar
  2. Que bem que fizeste em lembrar-me da coleção "Viagens no tempo", também adorava e sim também adorei o "Brasil, Brasil" em especial :)

    ResponderEliminar
  3. Assim que li o primeiro livro Uma aventura não mais parei durante aquele verão. Devia ter uns 11 anos, li os livros todos da colecção da minha irmã!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares